Menu

domingo, 4 de maio de 2014

10 Curiosidades literárias

10 curiosidades Literárias

Olá pessoal, como vocês estão ? Bom como eu já havia prometido eu voltei com algumas ideias para o blog, e essa é uma das ideias que já estou pondo em prática. 
Decidi trazer curiosidades, matérias e assuntos mais abrangentes sobre livros além das frequentes resenhas e espero que vocês curtam os postes, comentem e recomendem para os amigos !

Aqui vai 10 curiosidades literárias que talvez você não saiba.

1- O título original de Fahrenheit 451 era “O bombeiro”



Ray Bradbury e seus editores acharam que “O bombeiro” era um título muito chato, então ligaram para o corpo de bombeiros local e perguntaram em qual temperatura o papel queima. O bombeiro que atendeu a ligação pediu que Bradbury esperasse, enquanto queimava um livro, então voltou ao telefone e disse a temperatura.
(…) e Bradbury também escreveu o roteiro da adaptação de 1956 para Moby Dick.
Bem como outros roteiros de filmes e contos e romances que foram adaptados para o cinema.

2-Dom Quixote é o romance de maior vendagem de todos os tempos, tendo vendido mais de 500 milhões de cópias.



É… No caso é o ROMANCE mais vendido. Mas se for levar em conta o LIVRO mais vendido, então, é a Bíblia mesmo.

3- Lolita, de Vladmir Nabokov, teve a princípio sua publicação recusada.



O romance era tido como tão controverso que apenas uma editora (Olympia Press) o quis publicar. Três anos depois, quando o livro já era um hit, outras invejosas mudaram de ideia.

4 – O personagem principal da Trilogia Cósmica, livros de ficção de C.S. Lewis, foi baseado em J.R.R. Tolkien.



Amigo e companheiro de trabalho, J.R.R. Tolkien é também conhecido por escrever O Hobbit. E a trilogia de O Senhor dos Anéis. E Silmarillion. E de criar o mundo chamado Terra Média. E de inventar um idioma com gramática, grafia e fonética particular. E…

5 – Gabriel García Márquez se recusa a permitir que Cem anos de solidão seja adaptado para o cinema.



Fato engraçado, já que diversos de seus trabalhos já viraram filmes em outras ocasiões. Gabo afirma que a razão é que “eles colocariam alguém como Robert Redford para estrelar no filme, e a maioria de nós não tem parentes que se pareçam com Robert Redford”.

6 – A primeira edição de A fantástica fábrica de chocolate foi publicada em 1964 e era bastante racista.



Um exemplo: os Oompa-Loompas eram descritos como negros e pigmeus, vindos “da mais profunda e escura parte da África, onde nenhum homem branco jamais esteve antes.” Além disso, o menino Charlie é originalmente descrito pelo escritor Dahl como “um pequeno menino preto.” [tradução de “ a small negro boy”, sendo negro um termo considerado pejorativo na língua inglesa].

7 – Ernest Hemingway detestou a capa original de O grande Gatsby.



Mesmo sendo considerada icônica, quando Fitzgerald emprestou uma cópia do livro para Hemingway, ele detestou imediatamente. Fitzgerald o assegurou que se começasse a ler o livro, a entenderia mais claramente.

8 – Orgulho e Preconceito iria se chamar “Primeiras Impressões”.



Quando o romance foi inicialmente rejeitado pelos editores, Jane Austen fez significantes modificações, entre elas a troca do título. As revisões foram feitas entre os anos de 1811 e 1812.

9 – O monstro em Frankenstein não tem nome.



Essa é mais velha que andar para frente, mas, na verdade, Frankenstein é o nome do cientista que cria o monstro. Durante a leitura do livro, há apenas uma cena em que Shelley, a escritora, se refere a ele como Adam.

10 – O livro Onde vivem os monstros iria se chamar “Onde vivem os cavalos”.



O motivo do título ter sido trocado é que Maurice Sendak não conseguia desenhar cavalos. Então, quando o editor perguntou o que ele conseguia desenhar, ele disse “monstros”. “Monstros” foi exatamente o que entrou para o livro.



Link de Base: Litera Tortura 


Ráyca de Oliveira

3 comentários:

  1. Curti as curiosidades Ray!
    Poxa ainda bem que Fahrenheit 451 não se chamou O Bombeiro heheh (eu gosto muito este livro!), fica muito mais legal com o título que realmente teve.
    E "Orgulho e Preconceito" é bem melhor que "Primeiras Impressões" :)
    Adorei o post! ˆˆ

    Biula ( http://sibipapoliterario.blogspot.com.br/ )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei que Fahrenheit 451 ficou bem melhor que O bombeiro, to louca pra ler esse livro agora por conta das curiosidades kkk.
      Obrigada Biulinha <3

      Excluir
  2. Adorei esse tipo de post Ray. E como a Biula disse: "Orgulho e Preconceito" ficou muito melhor do que "Primeiras Impressões". Gostei, vai fazer mais post assim? Acho legal ler sobre algumas curiosidades literárias, rs.

    Beijo,
    Paulinha.

    http://envoltaempalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir